<< Previous Next >>

Hibiscus rosa-sinensis


Hibiscus rosa-sinensis
Photo Information
Copyright: Shyguek Miyamoto (Shyguek) Gold Star Critiquer/Silver Workshop Editor/Gold Note Writer [C: 71 W: 41 N: 152] (726)
Genre: Places
Medium: Color
Date Taken: 2009-05-21
Categories: Nature
Exposure: f/4, 1/640 seconds
More Photo Info: [view]
Photo Version: Original Version
Date Submitted: 2009-05-21 20:14
Viewed: 538
Points: 8
[Note Guidelines] Photographer's Note
Fotografada no campus da UEPG, Ponta Grossa, Paraná.

O hibisco é um arbusto da família Malvaceae, a mesma da malva que usamos pra fazer chá. A flor desta planta é bastante "didática" para observarmos algumas partes reprodutivas. As cinco estruturas arredondadas na extremidade superior são estígmas (parte da estrutura reprodutora feminina da flor) responsáveis pela recepção dos grãos de pólen. Os grãos de pólen são produzidos pelos estames, esse conjunto de estruturas menores, abaixo dos estigmas. Chegando ao estigma, o grão de pólen germina e emite um prolongamento que desce por esta haste amarelada. Este prolongamento é uma via pela qual descem os núcleos do grão de pólen que se unirão a células presentes dentro do ovário da flor (dentro da parte dilatada abaixo do ponto de onde partem as pétalas). O ovário se transforma em fruto e as células a que me referi se fundem e se transformam nas sementes. Esse é um processo básico de reprodução sexuada em plantas com flores e frutos.
Você pode se perguntar: por que os estigmas não estão abaixo dos estames para que os grãso de pólen caiam sobre eles? Na natureza ocorre justamente o contrário. É melhor para a planta que ela receba o grão de pólen vindo de uma flor de outro indivíduo da sua espécie. A pricipal vantagem de se reproduzir sexuadamente é a variabilidade, o nascer de novas possibilidades! E não a produção de clones... (os clones são produzidos por mudas, brotamento etc.).

As pétalas servem como proteção, mas principalmente como atrativo, chamariz para polinizadores. Os veios brancos que podem ser observados na foto são pouco chamativos para nós, mas são muito vistosos quando observados na faixa do ultravioleta, a faixa luminosa percebida por insetos polinizadores.

tanburi, Fortuna has marked this note useful
Only registered TrekLens members may rate photo notes.
Add Critique [Critiquing Guidelines] 
Only registered TrekLens members may write critiques.
Discussions
ThreadThread Starter Messages Updated
To tanburi: Thanks!Shyguek 1 05-21 22:15
You must be logged in to start a discussion.

Critiques [Translate]

Hello Shyguek,
Wonderful light, angle of wiew and clarity...
TFS
Selahattin E

Oi Shyguek!

Belíssima captura!
Iluminação excelente e cores muito agradáveis. O fundo azul deu ainda mais beleza à delicada flor.
Parabéns!

Um abraço,
PAulo.

  • Great 
  • Gasleb Gold Star Critiquer/Gold Note Writer [C: 65 W: 4 N: 142] (1794)
  • [2009-05-22 16:55]

Hi!Shyguek ,
Beautiful flower Wow! i love this flower ,Good detaile and great colors . the contrast and close-up give him look great to this flower .Well don Bravo!
Tfs
Gaston

Boa noite Shyguek,

Belíssima foto de um lindo hibisco!
Um ângulo não muito explorado aqui em TL e que serviu para confrontar o lindo azul do céu com esta não menos linda flor!
Parabéns e um grande abraço,
Sergio

Calibration Check
















0123456789ABCDEF